Especialidade




1) Explicar, pelo menos, cinco objetivos da ordem unida.
A ordem unida é essencial nos seguintes aspectos:
· Desenvolve a coordenação motora e psicomotora;
· Desenvolve a resistência física;
· Desenvolve a boa postura;
· Promove o Companheirismo e socialização (trabalho em equipe);
· Desenvolve a autodisciplina, autocontrole e concentração;
· Desenvolve o senso de autocritica (fazer sempre o melhor);
· Aprendizado e desenvolvimento da liderança;
· Ensina o bom posicionamento diante de autoridades;
· Promove sentimento de pertencer a um grupo;
· Excelente maneira de organizar e conduzir um grupo;
· Modo estético de apresentação pública;
· Pode ser algo divertido (devidamente conduzida).


2) Definir:
Formação - É a disposição dos elementos de um grupo em linha ou em coluna.
Linha - Quando os desbravadores estão dispostos um ao lado do outro tendo apenas uma linha.
Fileira - Quando os desbravadores estão em forma em mais de uma linha.
Distância - É o espaço entre dois desbravadores, um atrás do outro e voltados para a mesma frente.
Intervalo - É o espaço entre dois desbravadores colocados na mesma fileira (um do lado do outro). Os intervalos podem ter: 80cm entre os desbravadores (intervalo padrão podendo ser adaptado à realidade do clube); 25cm para o intervalo reduzido (sem intervalo); ou 3m para o intervalo entre dois grupamentos.
Coluna - Quando os desbravadores estão um atrás do outro, independente da distância, sem intervalo entre blocos ou grupos.
Alinhamento - Disposição de vários desbravadores enfileirados em uma linha reta, todos voltados para a mesma direção, de modo que os desbravadores fiquem exatamente um ao lado do outro na fileira.
Cobertura - É o espaço entre dois desbravadores, onde todos estão voltados para a mesma frente, de modo que os desbravadores fiquem exatamente um atrás do outro na coluna.
Cerra-fila – é o desbravador colocado à retaguarda de um clube ou unidade, com a responsabilidade de cuidar da correção da marcha e dos movimentos, de exigir que todos se conservem nos respectivos lugares e de zelar pela disciplina. Padronizamos que o Cerra-fila será o último da Coluna Base.
Desbravador-base - É um desbravador pelo o qual o grupo regula a sua cobertura, alinhamento e marcha. Este é o Testa da coluna da direita.
Coluna-base - É a coluna da extrema direita da formação. Serve como referência para o alinhamento de toda a formação.
Testa - É o desbravador à frente de cada coluna. A soma da Testa de cada coluna forma a Testa do grupamento.
Retaguarda ou Cauda- Último desbravador ou última fileira de desbravadores de uma formação.
Frente - é o espaço total preenchido da testa da coluna na extrema direita até a testa da coluna à extrema esquerda ou vice-versa.
Cobrir - Todos estendem o braço esquerdo para frente, na altura do seu próprio ombro ou até tocar levemente o ombro do companheiro da frente, com exceção da Testa, que o estende para o lado, sendo o braço estendido à altura do próprio ombro, independente do tamanho do desbravador da frente ou ao lado. Este comando é usado para acertar o alinhamento e a cobertura.
Profundidade- Espaço entre a Testa do primeiro e a retaguarda do último desbravador de cada formação. Caso a formação não apresente as colunas com o número exato de componentes, o excedente deve ser distribuído da Coluna-Base para as colunas à esquerda.
Centro - é o lugar representado pelo desbravador ou pela coluna situada (a) na parte média da frente de uma Formação.
Direta/esquerda - é a extremidade direita (ou esquerda) de um grupo.


3) Explique o que é cadência.
Sucessão harmoniosa de sons e movimentos. Determinada pelo desbravador-base.


4) Descreva os quatro tipos de passos a seguir. Saber executar corretamente todos eles.
a) Passo estrada
Nos deslocamentos em estrada e fora das localidades, para proporcionar maior comodidade ao grupo, é permitido marchar em passo de estrada. Ao comando de PASSO ESTRADA, MARCHE, o desbravador marchará sem cadência, podendo no deslocamento, falar, cantar, hidratar-se e comer. Para o ALTO neste passo, utilizamos o mesmo procedimento do passo ordinário.

b) Passo ordinário
Após o comando MARCHE, o grupo rompe marcha (sempre com o pé esquerdo, levando à frente o braço direito) e mantém uma cadência em ritmo de passo normal (em média 116 passos/minuto), porém compostura marcial, batendo os pés no chão com a mesma força, os braços deverão fazer um movimento acompanhando o movimento do corpo, sendo a mão com os dedos espalmados e unidos e chegando à altura da cintura. Invertendo as posições do braço em relação à perna (perna esquerda, braço direito e vice-versa); com os braços oscilando transversalmente ao sentido do deslocamento.
Para comandar o Alto, deve ser usada uma VOZ DE ADVERTÊNCIA antes, pois o ALTO é a VOZ DE EXECUÇÃO. O ALTO será dado no pé esquerdo, conta-se três passos a partir do próximo pé, parando a marcha no terceiro passo, ou seja, no esquerdo (sempre). Ao parar, unem-se os pés, levando o direito energicamente junto ao esquerdo, e as palmas das mãos batidas contra as coxas, retornando assim à posição de SENTIDO.

c) Passo acelerado
Após o comando ACELERADO, o grupo responde com "Rá" e flexiona os antebraços à altura dos cotovelos; as mãos fechadas, sem esforço e naturalmente voltadas para dentro, com o polegar para cima, apoiado sobre o indicador; então dá-se o comando MARCHE e o grupo rompe marcha em ritmo acelerado (corrida), mas mantendo a cadência e o alinhamento. A cadência é de 180 passos por minutos. As pernas se dobram como na corrida curta. O comando de ALTO neste passo tem algumas particularidades: deve ser dado quando o desbravador assentar o pé esquerdo no solo, contam-se quatro passos parando no quarto passo, unindo o pé direito ao esquerdo e abaixando os antebraços, colando as mãos às coxas, com uma batida.

d) Sem cadência
 Após o comando MARCHE, os desbravadores romperão com o pé esquerdo, só que não precisam marchar, devendo apenas manter-se alinhados, em formação e em silêncio. Para o ALTO neste passo, utilizamos o mesmo procedimento do passo ordinário.


5) Saber quais são as três etapas da voz de comando.
As vozes de comando são divididas em três partes:
Voz de Advertência - é um alerta que se dá ao grupo, prevenindo-o para o comando que será anunciado a seguir. Exemplo: ATENÇÃO CLUBE! ATENÇÃO UNIDADE! ATENÇÃO GRUPAMENTO!
A voz de advertência pode ser omitida quando se enuncia uma sequência de comandos. Exemplo: CLUBE! SENTIDO! ESQUERDA VOLVER! DIREITA VOLVER! Não há necessidade de repetir a voz de advertência antes.
Voz de Comando - é o comando propriamente dito. Tem por finalidade indicar o movimento a ser realizado pelos Desbravadores. Exemplos: SENTIDO!, COBRIR! FIRME! DESCANSAR!
O comando propriamente dito, em princípio, deve ser longo. O comandante deve esforçar-se por anunciar correta e integralmente todas as palavras que compõem o comando.
Voz de Execução - tem por finalidade determinar o exato momento em que o movimento deve ser executado.

As vozes de comando devem ser claras, enérgicas e de intensidade proporcional ao número de Desbravadores.
O instrutor deverá emitir as vozes de comando na posição de SENTIDO, com a frente voltada para o grupo e de um local em que possa ser ouvido e visto por todos os desbravadores.
Nos desfiles, o instrutor dará as vozes de comando ao lado que se encontra a autoridade (ou símbolo), com a face voltada para o Clube.
As vozes de comando devem ser rigorosamente padronizadas, para que a execução seja sempre uniforme. Para isto, é necessário que os instrutores de Ordem Unida as pratiquem individualmente, antes de comandarem um grupo.
Entre a voz de comando e a voz de execução, deve-se dar uma pequena pausa para a assimilação do comando.


6) Explicar com detalhes a execução dos seguintes comandos:
a) Descansar
Este comando só pode ser dado a partir da posição de SENTIDO. Com o mover e bater do pé esquerdo para o lado elevará ligeiramente o corpo sobre a ponta do pé direito, mantendo o corpo confortavelmente distribuído entre os dois pés à mesma distância entre um ombro e outro (aproximadamente 30 centímetros). Simultaneamente, a mão esquerda segura o punho da mão direita fechada na altura da cintura, em posição confortável. O desbravador permanece em silêncio e em forma. 

b) Frente para direita / esquerda / retaguarda
Frente para a Retaguarda - com o grupo em DESCANSAR, após o comando, todos dão um pulo fazendo um giro no ar de 180° pela esquerda, dando um grito característico (RÁ ou alguma combinação do grupo, como, por exemplo, o nome do Clube ou Unidade), sem, no entanto, deixarem a posição DESCANSAR. 
Frente para a Esquerda - segue o mesmo princípio do comando FRENTE PARA A RETAGUARDA, só que o grupo dá um giro de apenas 90°, também pela esquerda.
Frente para a Direita - segue o mesmo princípio do comando FRENTE PARA A ESQUERDA, só que o giro de 90° é pela direita.

c) Sentido
O desbravador fica imóvel, em silêncio, olhando para a frente. Os calcanhares se unem com o bater do calcanhar esquerdo e as mãos batidas na coxa. As pontas dos pés abertas em 45 graus (como se os pés fossem os ponteiros de um relógio marcando1 hora e 50 minutos), as mãos espalmadas na altura das coxas, dedos unidos e distendidos, mantendo os braços levemente dobrados, com os cotovelos na direção do corpo, e na mesma altura entre si. Busto aprumado e cabeça e ombros erguidos.

d) Cobrir
A partir da posição de SENTIDO, todos estendem o braço esquerdo para frente, na altura do seu próprio ombro ou até tocar levemente o ombro do companheiro da frente, com exceção da Testa, que o estende para o lado, sendo o braço estendido à altura do próprio ombro, independente do tamanho do desbravador da frente ou ao lado. A palma está para baixo e os dedos unidos. Este comando é usado para acertar o alinhamento e a cobertura. A contra ordem é FIRME, onde o desbravador abaixa o braço, batendo à coxa, voltando à posição de SENTIDO. O desbravador da Testa no extremo lado esquerdo não estenderá o braço na posição de COBRIR, mantendo-se a posição de SENTIDO.

e) Esquerda / direita / meia-volta volver
Esquerda - após o comando VOLVER, o desbravador voltar-se-á para o lado esquerdo, a um ângulo de 90°, sobre o calcanhar do pé esquerdo. Terminando o movimento, assentará a planta do pé esquerdo no solo, unirá depois o pé direito, batendo energicamente os calcanhares.
Direita - após o comando VOLVER, o desbravador voltar-se-á para o lado direito, a um ângulo de 90°, sobre o calcanhar do pé direto. Terminando o movimento, assentará a planta do pé direito no solo, unirá depois o pé esquerdo, batendo energicamente os calcanhares.
Meia volta - após o comando VOLVER, o desbravador voltar-se-á para o lado esquerdo, a um ângulo de 180°, sobre o calcanhar do pé esquerdo. Terminando o movimento, assentará a planta do pé esquerdo no solo, unirá depois o pé direito, batendo energicamente os calcanhares.

f) Sentado / de pé 1,2
Sentado / de pé 1, 2 - Partindo da posição de descansar, ao comando de SENTADO UM-DOIS o desbravador sentará com as pernas cruzadas, quando sentado ao solo; quando sentado no banco as pernas permanecem naturalmente sem cruzar. Para retornar a posição de descansar, partindo da posição sentado, deve-se comandar DE PÉ UM-DOIS. Em reposta ao comando “UM-DOIS” os desbravadores pronunciam “TRÊS-QUATRO” ao mesmo tempo da execução. 

g) Perfilar
Perfilar - Partindo da posição SENTIDO e estando o grupo em com a Frente maior que a Profundidade, para retificar o seu alinhamento, será dado o comando: BASE DESBRAVADOR TAL (Nome do desbravador), PELA DIREITA (PELA ESQUERDA ou PELO CENTRO) PERFILAR! Após enunciar: BASE DESBRAVADOR TAL, o comando dá uma pausa para que o desbravador se identifique, dizendo em voz alta e energicamente seu nome e erguendo seu braço direito (com a mão fechada); após abaixar seu braço, o comando continua: PELA DIREITA (PELA ESQUERDA ou PELO CENTRO) e dá nova pausa e então completa com PERFILAR! A execução se faz com toda a Testa e a coluna do desbravador base posicionando-se em COBRIR e, ao mesmo tempo, todos os que não são da coluna base voltarão vivamente seu rosto na direção do desbravador da coluna base que estiver em sua mesma linha. Em seguida, corrigirão distâncias e intervalos, sem erguer o braço esquerdo.

Portanto, este comando é dado em três tempos. Exemplo: O desbravador base se chama Pedro e está no centro: BASE DESBRAVADOR PEDRO (Espera ele erguer o braço direito e gritar PEDRO) PELO CENTRO, PERFILAR! Os desbravadores da testa e da coluna base executarão o comando COBRIR, inclusive o desbravador PEDRO. Todos os demais desbravadores que não são da coluna do PEDRO devem, ao mesmo tempo, virar o rosto energicamente para a coluna base, olhando o desbravador que está em sua mesma linha na Coluna do PEDRO (inclusive os desbravadores da Testa).

h) Última forma
Utilizado para cancelar um comando ou retificar o comando errado que foi pronunciado parcialmente ou totalmente.


7) Executar corretamente os seguintes movimentos a pé firme:
a) Atenção
b) Sentido
c) Cobrir
d) Firme
e) Direita volver
f) Olhar à Direita
g) Olhar à Esquerda
h) Olhar Frente
i) Esquerda volver
j) Meia volta volver
k) Sem intervalo, cobrir
l) Firme
m) Descansar
n) Frente para a retaguarda
o) Frente para a esquerda
p) Frente para a direita
q) Fora de forma, Marche
r) À vontade / atenção


8) Executar corretamente os seguintes movimentos em deslocamento (passo ordinário):
a) Ordinário marche
b) Alto
c) Marcar passo
d) Em frente
e) Conversão à direita
f) Conversão à esquerda
g) Em direção à direita, marche
h) Em direção à esquerda, marche
i) Olhar à direita
j) Olhar frente
k) Olhar à esquerda
l) Direita volver
m) Esquerda volver
n) Meia volta volver
o) Trocar passo
p) Alto
q) 5 passos em frente, marche


9) Explicar e demonstrar como usar, exibir e cuidar da bandeira nacional, incluindo como dobrá-la adequadamente.
Trabalho de pesquisa pessoal.
 - Visualize a forma correta de dobragem no link acima.