quinta-feira, 14 de abril de 2016

Tipos de Formação

O clube deve ter como hábito a formação para a prática da ordem unida a través dos diferentes meios de comando.
Deverão ser variadas, de sorte a assegurar ao grupo flexibilidade suficiente para se adaptar à diversidade de espaços disponíveis para execução dos exercícios.


FORMAÇÃO EM RETÂNGULO ABERTO
As unidades deverão se formar em linha tendo o capitão à direita, formando os três lados de um retângulo aberto. O instrutor ocupará o quarto lado, que deverá ser sempre um dos mais compridos.



FORMAÇÃO EM COLUNAS FECHADAS
Esta é a formação mais tradicional pelos clubes. As unidades formam da maneira mais convencional, em colunas, tendo o capitão com testa e o conselheiro como cauda ou retaguarda.
 


FORMAÇÃO EM COLUNAS ABERTAS
Esta é uma formação pouco usada, mas de igual maneira útil para determinadas situações de instrução. As unidades formam de acordo com a ilustração, em duas colunas, fazendo um corredor aberto.



FORMAÇÃO EM LINHA
As unidades se formam em linha, tendo o capitão sempre à direita e o conselheiro à esquerda, dando um intervalo de dois passos entre as unidades.
 


FORMAÇÃO EM SEMICÍRCULO
As unidades se posicionam a sua frente em forma de semicírculo, tendo o capitão sempre à direita e o conselheiro à esquerda. O espaço ou intervalo entre as unidades será sempre de dois passos.



FORMAÇÃO EM CÍRCULO
 As unidades se formam ao redor do instrutor formando um círculo ou circunferência. O procedimento quanto à posição do capitão e do conselheiro é o mesmo das outras formações. Sempre haverá um espaço de dois passos entre as unidades, que servirá como rota ou fuga para o instrutor.
 


FORMAÇÃO ESTRELA
As unidades se formam em colunas, tendo o capitão à frente, como os raios de uma roda! A distância dos capitães para o instrutor deverá ser de pelo menos cinco passos, se houver espaço suficiente. Esta formação poderá ser útil quando o instrutor quer determinar tarefas às unidades para que saiam rapidamente em diferentes direções sem causar tumultos umas com as outras.












Observação importante: em todas as formações os desbravadores deverão entrar em forma na posição de descansar. Se alguém chega depois e necessita entrar em forma, o instrutor colocará o grupo ou formação na posição de cobrir e dará o sinal para que o atrasado entre nesta posição. O retardatário sempre procederá com a formalidade de pedir permissão ao instrutor para se incorporar.

FORMAÇÃO POR ALTURA
 As formações, tanto em coluna como em linha, em principio, deverão ser por altura. Normalmente nas formações em coluna, os mais altos formarão à frente (e a direita se a formação em duas ou mais colunas), à exceção da(s) fileira(s) dos graduados (Diretores Associados, instrutores, Capitães, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário